WS Ballers – Análise de Performance Individual de Illan Meslier

WS Ballers – Análise de Performance Individual de Illian Meslier

Autor: RafAel Lopes

Illan Meslier

02-03-2000

21 anos

FRANCESA

Leeds Utd FC

GUARDA-REDES

ESQUERDO

1 (UM)

1,93 m

92 kg

17M € *

30/06/2023 *

YPFC

Defesa da baliza – Coordenação – Velocidade

* Informações retiradas do Transfermarkt.

Formado no FC Lorient da segunda divisão francesa, Meslier esteve desde cedo presente nas seleções jovens da seleção Francesa. Estreou-se na Ligue 2 aos 18 anos, conseguindo 5 clean sheets consecutivas nos seus primeiros jogos realizados.

Em 2019 aceita um empréstimo com opção de compra para o Leeds Utd FC, para disputar o Championship e nessa mesma época, após uma excelente performance na sua estreia na FA Cup, Bielsa aposta no jovem como titular.

No ano de 2020, assina contrato com o clube até 2023 e desde o inicio do campeonato foi a escolha para a baliza do Leeds. Meslier tornou-se o único guarda redes com menos de 21 anos a conseguir a proeza de 8 clean sheets numa temporada na Premier League.

Antes de proceder à análise, deixo aqui um guia orientador daquilo que são os momentos e sub momentos de jogo no caso do guarda redes.

Guia orientador dos momentos de jogo de um GR

Momento DEFENSIVO

Defesa da baliza: Apresenta um pacote completo neste momento de jogo: posição base forte, deslocamentos rápidos e reflexos acima da média. Grande capacidade de fixar os apoios antes do remate, porém por vezes tem dificuldade em fazer apoio para queda lateral, saindo algumas vezes direto (posição base – queda lateral em vez de posição base – apoio – queda lateral)

Em termos do posicionamento, coloca-se predominantemente dentro da baliza, ou seja, perto da linha de golo e são raras as vezes que opta por fazer blocagens.

Deslocamento rápido sem perder a posição base

1xGR: Não procura grandes oportunidades de 1xGR antes. O que salta a vista é a sua capacidade para enfrentar situações de 1xGR na hora, onde é bastante forte a encurtar o espaço e realizar espargata, com muita eficácia, e 1xGR depois, encurtando o espaço e mantendo a posição baixa (parede), que lhe permitem acompanhar de forma eficiente os movimentos do atacante.

Espargata em situação de 1xGR depois

Cruzamentos: é pouco agressivo neste momento de jogo. Conservador, no sentido em que só sai quando sabe que vai ter sucesso, em caso de dúvida, transita de imediato para um possível momento de defesa da baliza com uma velocidade incrível, aliando essa capacidade bem com bons deslocamentos. Quando procura intercetar os cruzamentos, normalmente opta pelo desvio a punhos. Poucas são as vezes que procura a blocagem.

Em situações de cruzamento atrasado, raramente interceta. Em vez disso, desloca-se com grande velocidade e como mandam as regras: deslocamento longo, primeiro apoio cruzado. Grande capacidade também de manter a posição base enquanto realiza os deslocamentos.

Situação de cruzamento com desvio a punhos

Momento OFENSIVO

Passe atrasado: Nestas situações, é notório que não apresenta preocupações onde oferece as linhas de passe aos centrais. É dotado de uma grande qualidade de passe, tanto longo como curto. Nestas situações, joga sempre com os jogadores mais próximos (centrais e médio defensivo), e em último recurso, opta pela procura dos laterais.

Por outro lado, peca bastante nas receções, onde acaba por ser displicente e por vezes comprometer o seu processo ofensivo. Muitas das vezes é possível observá-lo a realizar receções de sola, e poucas são as vezes que orienta a receção para o lugar onde quer jogar.

Em situações de pressão, por vezes decide e executa mal. O escasso recurso ao pé não dominante e a execução de receções não orientadas levam-no a cometer alguns erros que comprometeram o jogo da sua equipa.

Situação de passe atrasado: pressionado procura jogar com o lateral

Distribuição: Nos pontapés de baliza e lançamentos procura jogar sempre próximo, dando prioridade aos centrais, laterais e médio defensivo, no que diz respeito à construção ofensiva.

Distribuição em lançamento curto

  • Deslocamento e posição base;
  • Reflexos;
  • Bolas dividias;
  • Jogo de pés.
  • Antecipação na situação de 1xGR;
  • Receções e situação de passe sobre pressão.

Consideração final: Grande margem de progressão porém ainda pouco maduro principalmente em funções ofensivas (passe atrasado). Eficaz entre os postes mesmo jogando muito dentro e tecnicamente evoluído.

Artigos relacionados