WS Ballers – Análise de Performance Individual de Maarten Vandevoordt

WS Ballers – Análise de Performance Individual de Maarten Vandevoordt

Autor: RAFAEL LOPES

Maarten Vandevoordt

26/02/2002

19 anos

Bélgica

KRC Genk

Guarda-Redes

Direito

26 (vinte-e-seis)

1,90 m

84 kg

1,5M € *

30/06/2023*

SportPlus Football Management

Técnica base – Posicionamento

* Informações retiradas do Transfermarkt.

Marteen Vandervoordt, estreou-se com 17 anos pela equipa do Genk, num jogo a contar para a Jupilier League, principal campeonato belga. A aposta neste talento foi tão firme que com naturalidade se tornou o guarda-redes mais novo a jogar uma partida da Champions League, contabilizando apenas 17 anos, 9 meses e 14 dias!

Desde sempre referenciado com um grande talento, teve o seu crescimento na formação do Genk, onde conseguiu destacar-se e frequentar desde cedo na equipa principal. Tanto aconteceu que após lesão do guarda-redes titular no momento, teve a sua oportunidade onde triunfou contra o Cercle Brugge. Caracterizado principalmente pela sua técnica base fortíssima, posicionamentos agressivos e boas tomadas de decisão, Vandervoordt é neste momento um dos melhores da sua posição a nível mundial no contexto de sub-21.

Este é sem dúvida um jogador que deve ser tido debaixo de olho, pois perspetiva-se um futuro muito promissor para a sua carreira e os indicadores apontam para que dê o salto na carreira num dos próximos mercados de transferência.

Momento OFENSIVO

Passe atrasado: Em situações de passe atrasado, é um guarda-redes que oferece frequentemente linhas aos seus colegas, fora da baliza apenas quando a equipa não é pressionada.

Tem uma relação com bola, apostando na simplicidade e eficácia em todas as suas ações, protegendo-se bastante principalmente em situações de pressão adversária

Distribuição: Nos pontapés de baliza e lançamento procura jogar próximo, dando prioridade à aposta na construção pelo corredor central.

De vez em quando aproveita as situações de distribuição para lançar ataque rápido, maioritariamente através de lançamento no espaço para os laterais.

Momento DEFENSIVO

Defesa da baliza: É onde revela ser um guarda-redes acima da média. Apresenta uma posição base forte e aprumada e consolida o pacote ao juntar a sua evoluída técnica base. Muito eficaz, consegue garantir muitas das vezes blocagens em defesas que realiza em queda lateral.

O seu bom posicionamento e rapidez de deslocamentos também fazem com que consiga cobrir grande parte da baliza, deixando as defesas mais vistosas apenas para bolas muito desviadas.

1xGR: Os posicionamentos adotados favorecem-no imenso neste momento de jogo. Agressivo e ajustando a sua posição consoante a distância e a questão da bola coberta/descoberta, consegue ser rápido a encurtar espaços procurando usar essa técnica nestas situações.

De salientar que as situações de 1xGR antes e na hora, é onde tem maior destaque.

Situação de 1xGR na hora.

Cruzamentos: Sensato na tomada de decisão entre sair ou defender a baliza, quando opta por sair, procura sempre que possível a blocagem em detrimento de desvios. É muito forte na transição de situação de cruzamento para defesa da baliza

De igual forma, em situação de cruzamento atrasado também se apresenta a um altíssimo nível.

Situação de cruzamento.

  • Qualidade técnica;
  • Posicionamento;
  • Tomada de decisão em momentos defensivos.
  • Tomada de decisão em momentos ofensivos;
  • Manter a posição base enquanto se desloca;
  • Distribuição de peso na posição base (mais para a frente, terço anterior do pé).

Consideração final: A sua componente técnica é sem dúvida algo que sobressai quando olhamos com atenção para este jovem GR. Muito do seu sucesso e segurança advém dessa mesma componente. Com uma base bastante forte e conseguindo limar algumas arestas, tem tudo para se destacar no mais alto nível do futebol mundial.

Artigos relacionados