WS Ballers – Análise de Performance Individual de Sven Botman

WS Ballers – Análise de Performance Individual de SVEN BOTMAN

Autor: João Carvalho

SVEN BOTMAN

12/01/2000

21 anos

Holandesa

LOSC Lille

Defesa Central

ESQUERDO

5 (cinco)

1,95 m

88 kg

28M € *

30/06/2025 *

Muy Manero

Capacidade física – Foco – Passe

* Informações retiradas do Transfermarkt.

Nascido e criado nos Países Baixos, foi no RKSV Pancratius que deu início à sua carreira futebolística. No escalão de sub-17 mudou-se para Amesterdão para representar os escalões de formação do AFC Ajax. Durante todo este percurso, foi presença assídua nas seleções jovens da Holanda desde os sub-15. Quando chegou à equipa B, o Jong Ajax, foi emprestado ao Heerenveen, equipa do escalão principal do futebol holandês, durante uma temporada, onde se mostrou e valorizou, transferindo-se no final da temporada por 8 milhões de euros para os franceses do LOSC Lille, equipa onde joga atualmente.

 Na presente temporada 2020/2021 pegou de estaca, tornando-se titular indiscutível no conjunto francês e afirmando-se no futebol mundial, contando com 46 jogos realizados em todas as competições.

Sven é um defesa central, canhoto, com uma grande estatura física, que transmite a confiança desejada a quem joga em seu redor. Muito focado e comprometido na missão defensiva, faz com que os avançados tenham que suar para o conseguir ultrapassar. Forte e contundente nos duelos individuais, é também uma referência no jogo aéreo, tornando-se um defesa bastante completo.

Momento DEFENSIVO

Técnica defensiva: é dominador no jogo aéreo defensivo, apresenta uma elevada taxa de sucesso nesse tipo de lances, quer em jogo corrido ou em lances de bola parada. Forte e agressivo nos duelos individuais, soma muitas ações de desarme durante o jogo, ao que acrescenta a sua capacidade ímpar de fazer poucas faltas, o que é muito importante na sua posição.

Pela forma como assume a marcação homem a homem consegue realizar várias ações de antecipação e interseção das jogadas adversárias, fruto da sua capacidade de leitura dos lances.

A imagem acima é demonstrativa de um lance em que o Sven é bastante dominador, o jogo aéreo, onde é notório ver que mais uma vez ganhou o duelo ao adversário.

Tática defensiva: é um jogador que tem um grande sentido posicional, tento sempre uma noção exata do espaço que o rodeia e de onde poderá surgir o perigo, aplicando o característico movimento de rodar o pescoço (“scanning”) de modo obter uma visão mais periférica do campo. Não é rápido o suficiente para garantir um controlo da profundidade e manter a linha defensiva alinhada, por isso posiciona-se por norma um ou dois passos atrás da linha defensiva de modo a precaver-se e a conseguir compensar essa limitação do seu jogo, garantindo bastante sucesso nestas ações.

Tem, por norma, a iniciativa de abordar os lances na contenção, principalmente nas zonas críticas no seu reduto defensivo, focando-se em direcionar e condicionar a ação e a exploração do espaço pelo adversário, a fim de conseguir recuperar a posse de bola. É também capaz de defender no corredor lateral ou fazer as dobras do jogador que ocupe essa posição, mostrando também capacidade para defender à largura.

O seu comprometimento com a componente defensiva fá-lo ser competente nos momentos de transição defensiva após os esquemas táticos ofensivos da equipa, a fim de garantir o equilíbrio posicional em organização defensiva da sua equipa.

Nesta imagem podemos observar um posicionamento relativamente comum do jogador, ao manter-se uns metros atrás da linha defensiva com o intuito de ter um melhor controlo da profundidade, com base na antecipação ao movimento do avançado, garantindo que parte em vantagem e que condiciona a exploração do espaço por parte do adversário.

Foco e comprometimento: é um jogador muito focado e comprometido com aquilo que são os seus compromissos defensivos para com a equipa, dando sempre prioridade ao momento defensivo em detrimento do ofensivo. Procura constantemente assegurar que o seu posicionamento garanta estabilidade à linha defensiva da sua equipa em todas as circunstâncias do jogo.

Momento OFENSIVO

Técnica ofensiva: tem uma relação com bola positiva, suficiente para ter bastante à vontade nos momentos de construção em organização ofensiva. É seguro no seu pé esquerdo e muito assertivo no passe, imprimindo muitas vezes um passe interior com clareza, procurando sempre ser apoio em segurança. Tem facilidade em jogar ao primeiro toque utilizando também o seu pé não dominante, o direito. Apresenta competência em todos os referenciais do jogo, nomeadamente orientação dos apoios, jogo posicional e 1º controlo.

Tem algumas dificuldades no passe longo, onde não é muito assertivo, comprometendo a taxa de sucesso das suas diagonais longas. Apesar de ser bastante forte no jogo aéreo, ainda não demonstrou uma boa relação com o golo, não tendo marcado qualquer golo no decorrer desta temporada.

Uma das características que o tornam num jogador seguro é a sua capacidade de se mostrar ao colega com posse de bola, e ser sempre um apoio em segurança com uma linha de passe clara.

Tática ofensiva: em momentos de saída a três, em organização na fase de construção, posiciona-se na meia-esquerda fazendo-se valer do seu pé esquerdo, mostrando também algumas capacidades para construir no corredor lateral. À parte dessa dinâmica é um jogador que não participa muito no processo ofensivo da equipa, a não ser nos esquemas táticos.

Não arrisca muito, ou quase nada, em progressão com bola, e consequentemente não realiza movimentos para penetrar no bloco adversário, atrair adversário e soltar num colega livre de modo a aproveitar o desequilíbrio criado com a sua incursão com bola.

Nesta imagem o jogador posicionado na meia-esquerda, com a equipa em posse de bola, demonstra que em momentos de saída a três (neste caso com os dois centrais e o lateral direito, e com o lateral esquerdo mais projetado), tem também capacidade para jogar e construir a partir do corredor lateral.

Passe interior com clareza: tem bastante assertividade nesta componente do jogo, permitindo que a equipa tenha mais opções e dinâmicas na sua saída de bola, entrando em posse dentro do bloco adversário. É um recurso que utiliza com bastante frequência pois é um dos seus pontos característicos.

  • Posicionamento tático;
  • Desarme;
  • Jogo Aéreo.
  • Passe longo;
  • Relação com o golo.

Consideração final: é um jogador que certamente se irá catapultar para outros patamares do futebol mundial, pela sua ainda tenra idade e pela natural margem de progressão que ainda tem. O seu foco no jogo e no desempenhar da sua missão fazem dele um defesa central muito seguro e difícil de ultrapassar.

Artigos relacionados